O crime está a aumentar. É a pura das verdades. Num ano em que o carjacking já aumentou pelo menos 50% e no ano em que começaram a ser efectuados assaltos a bancos de 40 em 40 horas num país tão pequeno como o nosso, não podemos deixar de pensar no que se passa aqui. Um dos motivos é sem duvida a impunidade dos criminosos. Afinal é fácil cometer crime sem consequências de maior. Eles sentem muito isso na pele.
3 comentários:
O fenómeno da criminalidade não resolverá com rusgas às o5h da manhã e com grande "show off" nos bairros ditos "problemáticos" da Grande Lisboa ou região metropolitana do Porto, é obvio que a intervenção da polícia é importante, mas será apenas uma parte da resolução do problema. A alteração da legislação poderá ser a outra "chave" para o problema, mas duvido que isso faça mt efeito sobre uma criminalidade cada vez mais sofesticada nos métodos. A mim parece-me que entre muita coisa que é necessário, talvez um policiamento preventivo e não remediativo seria necessário!
Agora, tb não se pode culpar apenas as instituições policiais, mas tb não quero entrar em relações reducionistas que nos levam para atribuições causais, do género: "é a falta de oportunidades"; "é a segregação social"; São apenas desculpas que só servem a quem sente a consciência pesada! Desde logo, será necessário desde cedo alterar a imagem das autoridades policiais (ng respeita estas instituições) - por aqui resolveria-se alguma coisa!
Mas, é certo que haverá dentro de dias outro assunto que ocupará a nossa comunicação social, e depois ng se lembrará desta fénomenos, não só pq temosn a memória curta mas, tb pq esquecer é a melhor forma de lidar com os nossos males!
Muito bem R. Partilho totalmente com essa tua analise pensativa sobre as forças policiais portuguesas e a criminalidade.
Isto só vai lá é se deixarmos de pensar que somos coitadinhos e não sei que!!
Epá, sinaipers?!?!?!?
Genial!!!
Quase que consegue disfarçar os "pés-bola"!!!
loooooool
É isso tudo!
Enviar um comentário