sexta-feira, 17 de agosto de 2007

stay.......


Bem.
Aquando da criação deste blog, pensei que podia ter como "pseudo-mote": evitar o uso excessivo de palavras em inglês. É que já somos transbordados e inundados de "inglismos" todos os dias.
De qualquer forma, desta vez não podia haver excepções.
E a excepção está no titulo do post e no fundo da página.
E sendo esta excepção um filme até podemos explorar um pouco esse mundo maravilhoso que é a 7ª arte. Tipo, claro que gosto de consumir (como quase toda a população que vê filmes) os clássicos boxoffice, os grandes filmes mainstream que fazem milhares de milhões de euros.
Mas não é ai que reside o meu interesse principal. Filmes psicológicos esses sim, estão no topo das minhas prioridades. O uso do termo psicológico, não implica necessariamente e obrigatoriamente que o filme tenha um "Hannibal" a exterminar pessoas de forma inteligente. Filme psicológico é um filme que desperta a mente, que nos leva a repensar a história duas vezes. Não tem de ser necessariamente de carácter sério, até pode ser uma comédia. A única coisa que é realmente necessária é o momento. É aquele pequeno (ou até grande) jogo entre sequências de planos, frases e sons que nos elevam a existência. Que nos abrem as portas para um novo horizonte, que até ai não estava claro. Esse sim é o momento chave. É o momento que faz valer os quase 5 euros que demos para estar a ver aquele filme numa sala de cinema a sério (e não na nossa casa com um pseudo lcd e com um sistema de som 5.1 do Feira Nova...).
São estes filmes que eu defendo. Os filmes que de facto conseguem chegar até nós.



Como sugestão fica aqui este filme ( que também é "excepção"...) que faz parte dos que eu defendo:
"Stay", realizado por Marc Forster
com Ewan McGregor, Ryan Gosling e Naomi Watts.
2005
(de acrescentar que este filme não foi um grande sucesso de bilheteira)
(mas eu gosto dele à mesma..,)

7 comentários:

Anónimo disse...

olha a publicidade!!!

aposto que este post foi inspirado nas conversas com a marta sobre os melhores filmes... é que parece que me lembro de vos ouvir falar neste filme "mesmo, mesmo bom"... por falar em "ouvir falar", lembrei-me do "ouvir rir".... esse mesmo que já não me acorda às 8h da manhã (de madrugada, portanto) por causa de uns pseudo-desenhos-animados-ou-o-raio-sem-piada-nenhuma. agora quem me acorda mesmo é o meu tlm às 7h45 (ontem, claro está) com o seu alarme pseudo-tipo-irritante-coiso.

gostei do post anterior, mas agora não me apetece comentar. qualquer dia.

*

Anónimo disse...

O k? stay? isso é um filme pa caxopos! keres filmes a serio? filmes com coiso psicologico a serio?! o stay é uma pseudo-porra k nos obriga a processar tanta informaçao e claro está k no fim do filme uma pessoa nem sabe se o filme ja acabou ou se é o 5º intervalo! filmes com a verdadeira dimensao psicologica é a "Laranja Mecanica" isso sim! isso é 1 filme onde nao existe apenas 1 momento mas varios k nos obriga colocar os miolos a funcionar pa perceber minimamente a historia! deixa k t diga se o "Hannibal" nao tem coiso psicologico, ainda me vais explicar o k entendes por dimensao psicologica de 1 filme pk akilo k disseste no post do stay nao é definiçao de jeito da tal dimensao k apenas alguns filmes possuem! ve alguns do Stanley Kurbrick e dp percebes logo pk ele é considerado o "guru" do cinema psicologico (e tb de terror lol). mas voltando ao stay deixa k t diga k esse filme nao teve sucesso e sabes pk? pk a cada dia k passa saem filmes como esse a pacotes! sao filmes k a vertente dramatica da coisa e k so os pseudo-intelectuais conseguem retirar uma conclusao a k + ng xega! pa finalizar deixo a minha definiçao da vertente psicologica de 1 filme: ora eu nao tenho essa definiçao mas tb ng a possui pk como Freud disse "o homem nao passa de 1 ser isolado num mundo de estranhos" kero com isto dizer k a dimensao psicologica de 1 filme somos nós k a construimos atraves da nossa imaginaçao (e do dinheiro k damos pelo bilhete), da nossa capacidade de subrepor a imagem da tela com episodios reais da vida k nao necessitam de ser vividos por nós! Assim, discordo da tua definiçao da dimensao psicologica da coisa pk o tal momento k tu falas nao passa de fraçoes de segundos k o nosso cerebro necessita para organizar e representar a informaçao (por vezes é tanta k nao conseguimos uma abstraçao tal k nos permita perceber minimamente o filme) e só assim percebes o filme e por isso é k dizes k ate uma comedia possui dimensao psicologica, claro esta klk filme necessita da nossa organizaçao mental lol por isso reve a tua definiçao da parte psicologica de 1 filme!!
como sugestao ve o "Paranoia" ou se ja viste é ou nao é parecido com o stay?

smølænsky disse...

ok
ok
ok
Provavelmente tens razão.
Este post deveria ter sido tão profundo como o teu comentário.
E se eu sugerir o Donnie Darko?
Já vistes?
E não digas que percebes a porra do filme!!!!

Anónimo disse...

ha uma coisa de todos temos de ter ao ler um blog destes - consciencia.
quando fazemos um blog podemos dar a nossa opinião, é obvio, nao estivessemos numa dita democracia, porém quando publicamos algo temos de ter consciencia de que o que publicamos pode nao ser o mais correcto.
qt a definição de filmes psicologicos nao me pronuncio pk nem sei o que é a psicologia, e isto não é ignorancia, nao, é saber estabelecer prioridades (lol). agr e isto é muito importante, é que todos os filmes, sem excepção, sao ficção, deste modo todos nos levam a pensar. pensar este que reside no facto de tentarmos transpor a ficção para a realidade. e aqui sim, pode haver maior ou menor dificuldade, por conseguinte a momentos em que temos de pensar 3 ou vezes para a transposição enquanto a outros que pela sua simplicidade a passagem ficção/realidade da-se no imediato. muito honestamente nao considero a isto psicologia, se for agradeço ser corrigido.

quanto a filmes que considero que contêm algum valor dou como exemplo o titanic ou a lagoa azul, isto porque ja deram mais de 20 vezes na televisão, por isso devem ser bons....lol...

Anónimo disse...

O filme donnie darko não presta. Quando o vi pela primeira vez até pensei que no fim iria haver uma explicação física para tudo o que estava a acontecer... pois no meio do filme donnie darko aborda questões psendo psendo ........físicas. Mas chegar ao fim e não haver uma explicação física!!! Não entendo o porquê de terem abordado essas questões físicas. Simplesmente detestei esse filme (filme sem objectivo nem concreto nem abstracto - psicológico). Laranja mecânica e o último de Hannibal são melhorsinhos. Stay não vi

Anónimo disse...

Ah... experimenta ver "requiem for a dream". Este sim é um verdadeiro filme "psicológico" do meu ponto de vista.

smølænsky disse...

oh estudante de fisica
no donnie darko
qd eles fazem aparecer na historia la do vortex e de andar no tempo, n quer dizer q tenham d andar a explicar td mt bem
alias essa hipotese nem é a mais credivel
faz mais sentido nesse filme acreditar que o filme é um pensamento estupido d alguem, ou um sonho
por isso acho q n deves empenar com essas coisices
n interessa perceber bem cm é q as "viagens no tempo" se procedem, mas sim so o facto de serem simplesmente viagens no tempo
percebeste?