quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A Dita Época


Muita confusão anda pelo ar.
Eu mandei pro ar a ideia dos posts deste blog serem regulares, mas deparei-me com uma parede de contestação muito grande. E assim sendo já falhei o primeiro prazo!!
Enfim.
Hoje é Natal.
E o Natal é uma época complicada!!
Muitas coisas fazem-me confusão.
Começemos pela clássica confusão "24 - 25". Ora, o dia de Natal é 25 de Dezembro. Quer dizer, o senhor do documentário da RTP1 disse que até foi um rei qualquer da época de 200 d.c. que disse que se devia associar o dia do nascimento de Jesus ao dia de celebração pagão ao Deus Sol que era 25. Mas consideremos que é 25. Há sempre aquela coisa, "ai, vou passar o Natal em casa dos tios...", e é mentira!! Não é dia 25 pois não?? Nã0!! É dia 24, mas como se ultrapassa a meia-noite, toma, já é Natal!! E sendo Natal, já se abre as prendas!!
E isto leva-me a uma conclusão. O dia 24 não é mais do que uma boa desculpa para se comer mais uma refeição com dois pratos!!
E isto leva-me a outra conclusão! Porque é que o Bacalhau tem de ser smepre cozido, se o que mais há em Portugal são receitas de bacalhau que são divinais!!????? Bacalhau com Natas, Bacalhau à Braga, Bacalhau Escondido, Bacalhau Frito, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau Esfiado,...esta lista não tem fim. De todos os pratos escolhe-se o menos interessante de todos!!!
Vamos então aceitar o Bacalhau Cozido e até a refeição com dois pratos, mas depois lá vem as trocas de prendas. Não as trocas a sério dentro da família nuclear, mas aquelas assim mais simples e para serem apenas simbólicas. É sempre a mesma desgraça todos os anos. Primeiro há os diferentes jogos para se distribuir as prendas. Podem ir desde a apenas sortear nomes ou fazer pseudo jogos, em que se descreve a pessoa com uma super rima e tem de se adivinhar quem é. Este ano a frase que me descrevia era algo assim do género "Levou as malas com tudo, e espera voltar com o canudo!". Só me ria..... loooool Enfim. A segunda parte mã é as prendas em sí. Todos os anos já se sabe que no meio daqueles embrulhos há de certeza pelo menos um exemplar dos seguintes objectos:
- vela com cheiro a algo ranhoso como laranja;
- napkin holder, ou em português "segura-guardanapos";
- "pass par tor" ou lá como se escreve, é daquelas coisas ranhosas para meter fotos;
- canecas ranhosas;
- conjunto dos chineses de 12 chávenas de café (infelizmente foi o que me saiu este ano.....e já é a segunda vez.....raios!!);
- caixas de chocolates;
- caixas que não percebo para que são, a sério não percebo;

Enfim, o Natal está cheio de tradições, costumes, hábitos. E mesmo sendo muitas vezes irritantes e idióticos são eles que fazem o Natal, "Natal".

Feliz Natal e Festas Felizes para os hannukeskos ou seguidores ou não seguidores de outras formas de celebração desta época!!!!!!

2 comentários:

nihil disse...

Passepartout! lol

Por estes lados não há nada dessa emocionante troca de prendas. Ainda bem. Vai-se logo directo ao assunto, se bem que este ano me deram a volta. Se deram!! Lool. Foi demais! Mas no final lá fiquei a fazer parte do clube ipod (pensei que não era desta). Iupi!

Quanto ao bacalhau bem bom. E podes comer de todas as outras formas quando te apetecer. Antes também não percebia muito bem essa do bacalhau, mas agora já nem questiono. É bom na mesma.

Mais: se dois conjuntos de chávenas dos chineses não te agradam, podes sempre dar-me um. A coisa dos guardanapos é que é um bocado inútil, ou melhor, despropositada, não? (espero que quem te deu não leia o blogue).

Acho que já chega de comentário.

Anónimo disse...

Só agora voltei ao mundo virtual e reparo que já venho tarde para estas msg de natal, lol!

Enfim... Este ano o Natal foi apenas mais um Natal...
Faltaram as "luzinhas"!
(",)


nihil:

Bem-vinda ao clube ipod! lol