quarta-feira, 25 de julho de 2007

Regressão ou Progressão?


Ora.
Estando no outro dia a ter uma conversa animada sobre espíritos e porras que o nosso cérebro não consegue compreender, acabamos por dar de caras com a maravilhosa questão: "O que é o nada?".
Tendo chegado até aqui, o óbvio foi caminhar no mesmo sentido mas para outra direcção, "O que é o tudo?". Pois. É verdade. Ninguém conseguiu responder a tal dilema.
Ai apareceu uma teoria que provavelmente não explica nem o nada, nem o tudo, mas que literalmente deu a volta a todos os raciocínios até ai apresentados.
A Teoria de Regressão. De certeza que já ouviram falar do Big Crunch, que vai acontecer quando o universo parar de crescer, e começar depois a regredir até ao seu estado inicial (ou algo assim). Ora a Teoria da Regressão diz que quando se iniciar este Big Crunch, o tempo vai andar para trás, e em vez nascermos e depois morrermos, vamos nascer de mortos e morrer nascendo. E o pior é que como todo o sentido do tempo e espaço caminha no sentido contrario, não vamos achar esquisito, pois todo será ao contrario. Bem, eu acho isto um pouco absurdo. Não é possível pensar ao contrário, nem ir ao longo do tempo perdendo memórias....quer dizer, se calhar até faz sentido. Bem seja Big Crunch, Big Freeze, Heat Death, Big Zip, Cosmic Inflation, ou a actuação da Phantom Energy, o que parece é que há uma carrada de gente que acha que isto vai todo arrebentar mais cedo ou mais tarde.
Concluindo, o nosso cérebro simplesmente não consegue compreender tal realidade. É como no livro de
Edwin Abbott, "Flatland". Nós, somos todos círculos, quadrados e triângulos, que vivemos num mundo plano, num mundo só com duas dimensões. E vivendo assim, é difícil compreendermos outras dimensões, pois estas ultrapassam a nossa própria realidade. Um quadrado não consegue perceber um cubo, porque ele é apenas um plano.
Dar este salto na compreensão da realidade não é fácil. E talvez mesmo impossível.

8 comentários:

Anónimo disse...

cá está! afinal não foi assim tão difícil...

parece-me bem... essas teorias é que são um tanto ou quanto estranhas... nascer morrendo e morrer nascendo??!! parece-me algo tão absurdo que nem consigo pensar em tal coisa...

mas gostei do que escreveste, conseguiste dar seguimento e lógica a ideias e teorias que parecem não ter lógica nenhuma.

Anónimo disse...

eu vou dizer isto aki, isto aki é uma cambada de tones que nao fazem minimamente ideia dakilo que dizem pois como toda a gente sabe é a fisica e numa pekena parte a quimica que nos dominam e nao o cerebro como todos pensam. e isto aki tem fundamentos fisicos que têm como finalidade induzir as pessoas em erro.. pois tudo tem logica embora as vezes nao aparente ter.. e nao é possivel haverem coisas sem logica nenhuma como estas...tenho dito

smølænsky disse...

Caro Eng. Mello & Castro

Naquilo que pronunciou, não posso dizer que não tenha razão. Mas o que foi expresso neste post, é que o cerebro humano não consegue compreender realidades físicas que existem, mas que as suas proporções são tão desproporcionais (e acima de todo, não comparáveis a nada do que nos rodeia) que tornam-se simplesmente, "não legíveis".
Era só isto.

Anónimo disse...

O quadrado pode compreender o cubo assim como foi possível a Einstein compreender o espaço a 4 dimensões (3 dimensões do dito espaço que sentimos e 1 do tempo) e os físicos de hoje compreender as 11 dimensões da teoria das cordas que está a evoluir actualmente. Isto tudo para dizer que não precisamos de sentir para perceber. Os modelos matemáticos encarregam-se de nos explicar o que não sentimos.

smølænsky disse...

Caro Estudante de Física,

Ora o que disseste, disseste bem. Sou o primeiro a dar-te razão.
Mas depois dizes "...Isto tudo para dizer que não precisamos de sentir para perceber. ...". Humm.....os seres humanos não são maquinas que lêem códigos binários. Os seres humanos sentem o mundo através dos seus sentidos. E o perceber (pelo menos para mim não é satisfatório). Ver numa equação explicado como as bolhas de gás de um sumo se geram e se "destruem" quando atingem o limiar do sumo, é algo que eu posso sentir. Ou seja, consigo compreender a equação e vê-la expressa no fenómeno que tenho à minha frente. Agora, quando falamos em 5ªa e 6ª dimensões (e já nem entro nisso das 11 cordas/dimensões/seja lá o que for....), apesar de as conseguirmos explicar/perceber, não conseguimos senti-las. Ou se calhar até as conseguimos sentir e nem disso nos apercebemos.

Apenas isto.
Vai dando ideias dessincronizadas pra debatermos.

smølænsky disse...

Ahhhhhh....
Já agora.
Talvez seja interessante dar uma vista de olhos a este livro:

"Slaughterhouse-Five", do Kurt Vonnegut

Fala dessas cenas todas. Principalmente porque se centra na questão da dimensão do tempo, e na sua relação com a condição humana.

Anónimo disse...

bem...eu adoraria ler isto tudo mas tnh d bazar! é no k da ter uma net estpd! bjs

Anónimo disse...

Ora bem eu nem sker li a poça da prosa k tu praki escreveste mas pareceu-me bem! a serio ta na moda ter blogs! alias varios blogs! assim ja fazes parte da blogsfera ou la essa porra de k toda a gente fala! estas kestoes sao mt à frente para mim, nao sabias colocar algo mais psicologico? algo k eu pudesse arrotar umas postas para aki mas postas sobre algo k eu tivesse certeza? assim o maximo k posso fazer é... sei la eu nao percebo nd destas pseudo-porras! mas a bida é feita de coisas mais psicologicas é ou nao é? é sim senhor!! o meu proff disse 1 dia k a bida é como nós a kisermos desenhar, ou seja, a tinta k escolhemos para desenhar esta no poder k temos em dominar e explorar o potencial cerebral k dispomos. Isto td para dizer k nao percebo nd destas psedo-porras mas peço k coloques kualker coisa mais psicologica e eu aí sim deixo 1 coment verdadeiramente à frente!
Uma vez o freud disse: "O homem nao passa de 1 ser manipulavel por si msm e por todos os outros k o rodeiam" deixo isto para pensares lol.