sexta-feira, 21 de março de 2008

Mundo politico


























O mundo anda em eleições! está na moda as eleições, foi em Espanha, Rússia (se é que se pode chamar aquilo de eleições) , Italia (daqui a uns dias), Burkina Fasso... e Cuba (se é que querem chamar à passagem de trono de eleições). Eleições é o que está a dar! Se bem que na Rússia, eleições democráticas é um conceito em que os russos não depositam lá muita confiança. Em Itália pode-se aplicar um ditado portugues do tempo do D. Afonso Henriques: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!". Ora, Berlusconi fez exactamente isso, atanzanou tanto a cabeça ao Prodi, que este chateou-se e foi-se embora. No entanto, é uma estratégia que em Portugal parece que não dá muito resultado, senão vejamos, há quanto tempo o Paulo Portas chateia (autenticamente) todos os gavernos (independentemente da cor politica) que passam pelo governo? Hmmm... Desde sempre! Acho mesmo que quando o Portas estava no governo de então, ele chateava-se a si próprio só para depois a mãe dele nao dizer: "Ai paulinho, tu agora desde que estás no poleiro já não sabes chatear os politicos deste país!".

Em Espanha, Zapatero ganhou. Olha que novidade!! O PP espanhol é que foi... vá digamos que nabo! Porque se eles queriam derrotar o Zapatero, teriam que mudar a sua sede de Espanha para Felgueiras ou Gondomar ou Oeiras. Nestas localidades tugas, as pessoas elegem para presidente um individuo que efectua com alguma regularidade falcatruas da grossa e que invariavelmente lesam todo o povo portugues. Assim, o individuo, que já de si é corrupto, não necessita de levar a cabo mais trafulhices para ser eleito presidente, porque o povo daquelas terras faz o favor de os eleger com maioria mais que absoluta (excepto o presidente da CM Gondomar, que mesmo sabendo que já contornou as leis mais vezes do que o Ministro da Economia excedeu os limites de velociadade nas auto-estradas portuguesas, lá continua a distribuir micro-ondas e torradeiras como se não houvesse amanhã!).
Mas, o que ainda ninguém conseguiu explicar foi como é que um politico (esta designação já de si é bizarra) vá digamos que, amigo do entesouramento próprio lesando as Camaras municipais por onde passa, perdeu as eleições em Amarante. Ui, o quê? Um individuo com 122 (121 segundo o próprio) processos em tribunal, que constroi Estadios de futebol e que a seguir lhe chama o seu nome (que coincidencia) não venceu as eleições? O povo de Amarante não leva a cabo os bons exemplos dos vizinhos de Felgueiras ou Marco de Canaveses.

Portanto se em Espanha o lider do PP queria derrotar o Zapatero, teria que estagiar em Portugal e em particular com os seus presidentes das CM que lhe ensinariam como fugir à justiça (adquirindo nacionalidade brasileira, por exemplo) e ainda vencem as eleições.

No entanto, o mundo politico não se resume a eleições (apesar do meu avô considerar que a politica é de 4 em 4 anos quando vai à junta de freguesia colocar uma cruz num quadradinho em que à frente diz "CDU").

6 comentários:

Anónimo disse...

excelente post lol

principalmente aquela parte do quadradinho da CDU.

X

Anónimo disse...

lá voltamos nós lol

ui o que? um politico que por acaso até é corrupto nao venceu as eleiçoes? que catastrofe!!!

Anónimo disse...

sempre o mesmo! :p

Anónimo disse...

:) qual Miguel sousa tavares qual que? Temos comentador/analista de toda uma matéria politica e nem sabiamos! Espectaculo lol (quem dizia, quem??), e ainda denuncia um rol de "trafulhices" levadas a "cabo" (lol) por estes individuos e sujeitos loool cromo!!
e a parte da CDU, foi tirada de onde? ah?

Anónimo disse...

também queria um presidente de junta que oferece-se torradeiras!!!

Anónimo disse...

paulo portas e agora CDU, ui andas bonito!