domingo, 3 de maio de 2009

Isto não é propaganda!


Boas.
Como no passado já referi, não gosto muito de usar o blog, como agenda cultural ou promotora de eventos ou de tendências.
Mas já o fiz no passado, por isso que se lixe.
Acho que isto de auto-impor regras não dá com nada.

Filmes, e cinema é sempre tema habitual aqui n'ofuturo.
Talvez porque é um pseudo-hobby que não consigo largar.
Sim, eu sei que toda a gente gosta de filmes, e que eu não sou propriamente um super culto que sabe tudo sobre cinema. Mas a verdade é que ando sempre a procurar, a pesquisar, de mais um filme qualquer pseudo-desconhecido que só porque não teve um super estúdio grande a gastar milhões em publicidade ou não tinha raparigas avantajadas e carros a dar "ratéres", não conseguiu chegar tão longe.
Ora onde quero chegar com isto?
Uma das últimas pesquisas foi bastante produtiva.
Encontrei o filme Synecdoche, New York do argumentista Charlie Kaufman, que escreveu o argumento para grandes filmes como Being John Malcovich e Eternal Sunshine of The Spotless Mind.
Uma grande narrativa, cheia de sub-temas, com pormenores e conteúdo etermináveis.
É como se o filme conseguisse encher a alma dos espectadores.
Mas o estranho é tudo isto acontecer numa atmosfera triste. Desesperadamente triste.
Os acontecimentos e eventos trágicos sobrepõe-se como folhas de um diário de uma vida inteira, mas que criam um todo que mostra um significado mais puro.
Não mais alegre.
Mas mais puro.
Mais sincero.
E a beleza está ai, suponho.
Depois de acabar de ver fiquei prai uma hora a olhar para o tecto a pensar.
E para mim para um filme ser bom, tem de dar para pensar um bocado.
Não pode ser só efeitos e pseudo-actores, mas também não pode ser uma parede de conceptualidade.
Tem de ser sincero.
Como disse um tutor meu: "A usar uma analogia, usa-a até ao seu extremo, ou então vais passar por idiota!! Tens de acreditar no que estás a dizer!!".
E para se ser sincero tem de se acreditar no que se está a expressar.
E este filme acredita.
Mas melhor do que 3 parágrafos de pseudo-ideias é ver o filme mesmo.


P.S.: Sim, as palavras do homem não foram bem estas, primeiro porque estou a traduzir de Inglês para Português, e segundo porque não possuo o dom da memória eterminável.

1 comentário:

Daniel disse...

Passou a constar na minha agenda cultural