domingo, 11 de maio de 2008

Esta merecia um grammy!

Música. Palavra (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. A música para muitos é uma forma de arte, para mim é simplesmente a melhor companhia na longa viagem Penafiel - S. Bento. A música é entretenimento, não só para aqueles que a produzem, mas sobretudo para os que a avaliam (se formos a ver pela quantidade de cerimónias de entrega de prémios a ela dedicada... ficamos com uma ideia).

No entanto, esses programas têm sempre a "genialidade" de eleger a melhor música de sempre! Pura estupidez! Mas, suponhamos que isso até se consegue fazer (o que de si é ridiculo). Frequentemente o prémio é atribuido aos mesmos "artistas" (não varia muito). Elton John, Beatles, James Brown, U2... é por aí. Nada disto. Se eles (este "eles" é muito vasto mas é mesmo intencional, é para abranger tudo) querem eleger a melhor música de sempre, porque não me perguntam a mim? Não tem nada que enganar!

A melhor música de sempre é esta:



Ce sont les meilleures équipes
Es sind die allerbesten Mannschaften
The main event
Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions
Une grande réunion

Eine grosse sportliche
The main event
Ils sont les meilleurs
Sie sind die Besten
These are the champions
Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions
Die Meister

Die Besten
Les grandes équipes
The champions

É ou não é? Pois é, esta letra vale ouro! É a música que faz sonhar 32 emblemas e 10000000,00 adeptos em todo mundo. De acordo com algumas informações, o Hino da Liga dos Campeões da Europa é uma adaptação do hino de coroação "Zadok the Priest". Esta maravilha do mundo moderno foi criada em 1992, pelo britânico Tony Britten e executado pela Orquestra Filarmônica Royal com a Academia St. Martin, em corais. O Hino é cantado nas três línguas oficiais da UEFA: francês, alemão e inglês.
A melhor música de sempre passa regularmente numa Tv perto de si, não cá rádios, nem MTV´s, é mesmo nos canais generalistas (só mostra a qualidade deste som). A todos (e ainda são muitos) que sonham com esta música, que se arrepiam quando a ouvem, uma palavra (ou melhor três): Não estão sozinhos!

12 comentários:

smølænsky disse...

É verdade sim senhor!
Este é o apogeu dos hinos!!!

E fico extremamente contente por saber que não estou sozinho. É que de facto não há nada como a Champions!
Eheheh...

Anónimo disse...

até que enfim (só digo isto)!!

Anónimo disse...

Certamente é a música mais conhecida em todo mundo. Carismática!

Anónimo disse...

Excelente música. Não sabia quem a tinha criado... Quando a ouvimos nem damos conta que ela é cantada em 3 linguas diferentes. Consegues postar a original? Porque a original tem cerca de 14 minutos e é tocada pela orquesta que a tocou pela 1ª vez em 1992. Era fixe se a tiveres...

Anónimo disse...

tinha que ser, não ia demorar até falares de futebol. Eu a pensar que era uma música diferente. No entanto, a letra tem o seu quê de interessante!
Informaste-te bem, até sabes a origem etimologica da palavra "música" - andamos bem!

Anónimo disse...

passando a responder à questão levantada pelo "anónimo":
é assim, de facto a versão original é qualquer coisa de magnifico, no entanto não consegui arranjar nenhum video e muito menos arranjar a música. Confirmo que tem 13 minutos e 28 seg., mais precisamente (está disponivel no site da UEFA). O problema é que não consigo arranja-la, e no youtube nao encontrei nenhum video onde conste essa 7ª maravilha do mundo moderno. A versao original é de 1992, com letra de Britten, as más linguas dizem que é uma cópia mal feita do hino de "Zadok the Priest", mas claro como más linguas que são estão redondamente enganadas. Já ouvi o hino Zadok (que por acaso tb é grande som) e nao se assemelha em nada.

Anónimo disse...

candida-te este post ao "Melhor post de 2008" da Blogosfera!

Anónimo disse...

gostei :p

Anónimo disse...

não costumo visitar o blog, mas resolvi ler o post e impressionou a escrita, resolvi ler outros, e tem textos muito bons! E vi que é um blog já com algumas visitas tb...
Felicitações

Anónimo disse...

o mundo fica em pausa para a ouvir!

Anónimo disse...

apesar de não perceber nada de futebol, gosto da música! :P

Anónimo disse...

Isso é mito dizerem que a música foi inspirada no hino.
Realmente é mesmo complicado arranjar a versão original da música, tipo deve ser uma raridade. No site da UEFA parece-me que nao é a original, no entanto, não deixa de ser imperial!

Cumprimentos,