sexta-feira, 16 de maio de 2008

Personalidade?


Numa das minhas divagações críticas cometi a (in)feliz decisão de dizer a uma pessoa X: "Tu não tens personalidade!" Isto até podia ser levado de animo leve e ficava simplesmente naquela de ter dito mais uma asneirada construtiva. Mas para pormos alguma verdade nesta questão, talvez não seja mal de todo analisar o conceito de personalidade.
O que é personalidade?
No dicionário português da Porto Editora encontramos a seguinte definição:

s.f. 1 unidade integrativa de uma pessoa, compreendendo o conjunto das suas características essenciais (inteligência, carácter, temperamento, constituição) e as suas modalidades próprias de comportamento; 2 consciência da unidade e da identidade do eu; 3 carácter daquele que é uma pessoa, quer física, quer moral (personalidade jurídica); 4 indivíduo que goza de certo prestígio pessoal, moral ou social; 5 celebridade; notabilidade; 6 autoridade; sumidade (Do b. lat. personalitate-, «personalidade», pelo fr. personalité, «id.»).

Ou seja, com esta definição ficou muito provavelmente todo confuso. Por isso vou estruturar uma pequeno seguimento lógico de ideias, através do qual vou tentar dar alguma credibilidade à minha afirmação.
Primeiro, personalidade está intrinsecamente ligada ao "conjunto de características...de comportamento", à "identidade do eu", ou seja, à forma como se comporta e que define a sua maneira de ser ("carácter daquele que é uma pessoa"). Com isto posso chegar já a uma primeiro ponto de conclusão. A forma como agimos revela o que somos. Óbvio. Por isso, se eu disse aquela frase dita chocante, foi porque denotei uma mudança no agir, o que implica o ser e ao mesmo tempo a construção do ser. Mas nada do que eu disse implica que haja algo de mal!!! Até pelo contrário!
Com muito trabalho de análise e pesquisa também posso chegar a um segundo ponto de conclusão.
A pessoa X não é uma celebridade. Muito menos uma autoridade!
Ehehehhh

O que é importante reter deste pequeno ensaio é que as "características essenciais" são variadas, e que "personalidade jurídica" só interessa aos marrões e ditos estudiosos.
Fica também aberto nos comments um espaço para os devotos leitores deixarem a sua humilde opinião sobre esta questão e escolherem qual o número de definição que melhor representa, isso que uns dizem que têm de, personalidade.

Também a referir que entretanto pode surgir um post existêncialista depressivo.
Mas não é uma mensagem de apoio para os Emos se suicidarem!!!!!!!!
Nem pensem que me meto nisso!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem... Tenho de rever a minha "vingança", lol!

Se por acaso fosse a pessoa X é obvio seria uma celebridade... Ainda há dúvidas?!?

P.S.: Vamos cortar os pulsos com facas de manteiga! Eheheh! =)

Anónimo disse...

e como é que separas as caracteristicas essenciais e personalidade de um individuo? tipo é como querer separar a bilis do figado e ficar tudo operacional. tipo nao se separa!

nihil disse...

ficaste mesmo a pensar nisso... para a próxima pensa antes de falar, sim? ;P

vou agora fazer uma revelação ao mundo:

http://come-rain-or-shine.blogspot.com/

nihil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.