
Numa altura em que já é sabido todos os vencedores dos prémios Nobel vamos passar então à divulgação dos "anti-Nobel", prémios estes que premeiam personalidades que se destacaram pela negativa nas várias áreas que o Nobel abrange. Façamos então a entrega virtual dos prémios: Para a categoria de prémio "Nobel da guerra" o vencedor é... George W. Bush... não por aquilo que fez este ano mas por aquilo que tem vindo a fazer ao longo do seu mandato presidencial. Provocou uma guerra com o Iraque de onde não quer sair pois, como é sabido, a sua própria família tem interesses no petróleo. E por este mesmo motivo não assinou o protocolo de Quioto; Para a categoria de "Nobel da pobreza" o prémio vai para... Robert Mugabe... pois este tipo conseguiu a proeza de colocar o Zimbabwe com uma inflação invejável de milhares de pontos percentuais que nem os especialistas sabem o valor com precisão apreciável (recordo que a inflação de Portugal está entre 2 e 5 %) ; Para a categoria de "Nobel da epidemia" o prémio vai para... McDonalds... foi através desta multinacional que os jovens de hoje apreciam cada vez mais comida pouco saudável e que faz engordar só porque tem bom aspecto e tem prendinhas pelo meio; para o "Nobel dos erros ortográficos" o prémio vai para... todos nós... (geração msn). Por isso aproveito para pedir a todos para começarem a escrever melhor... sem os k, tb... e tal. Percebo que dá jeito nas mensagens dos telemóvel mas para além disso não poupamos dinheiro nisso!; Para o "Nobel da química para limpeza" o prémio vai para... Ali o Químico... o tipo que pôs uma aldeia do Curdistão (Iraque) a brilhar graças aos produtos químicos que ele próprio "comprou"; Finalmente o "Nobel da utilização de tecnologia de ponta de há décadas atrás para fins civilitares" o prémio vai para... Mahmoud Ahmadinejad... este sim o verdadeiro líder de um país (Irão) sem Gays e que consegue fazer do seu país, recorrendo à tecnologia de ponta dos anos 60, um mundo sem comunicação com o nosso mundo dito "ocidental" ou "infiel", onde existe várias mulheres para cada homem só com o direito de cumprir os deveres.
Esta escolha foi estabelecida por um júri extremamente qualificado que declara que, se houvesse "vencedores" para os prémios de cada categoria, a lista seria muito extensa.
Falando de coisas que marcam a TV: Serviço de Urgência! A primeira marca sempre! Esta série sim! Podemos dizer que descreve idealmente a vida numa urgência de um qualquer hospital perto de si! Em termos científicos não fica a trás de Dr. House e bate aos pontos a Anatomia de Grey! A qualidade faz a diferença: uma série centrada na dor dos pacientes e não em saber, com quem a Grey foi dormir ontem! Longe da estúpida arrogância inatingível de Dr. House, Serviço de Urgência retrata aquilo a que se pode chamar: VIDA!
Voltando à questão central, como já disse impressiona-me a forma como as pessoas fazem destas séries guias práticos de saúde! Certamente não têm noção da realidade ou então julgam que a vida de “profissional” de saúde se resume a dormir com meio hospital. Falando mais a sério, é um facto que estas série vendem o seu peixe e porquê perguntam vocês e eu? Simples digo eu. Em termos técnicos estas séries podem ser todas catitas e dizem aquilo que as pessoas querem ouvir, isto é, o lado rosa da vida! Para ver a Anatomia, será preferível ver os Morangos com Açúcar não? Só muda o contexto, numa é um “hospital” na outra é uma “escola”. Tipo até dava para poupar na conta da TV Cabo.
Enfim… Como diz uma “amiga” minha (a tal das mensagens inventadas) “a televisão vende medicina para merceeiros! e o meu médico é um merceeiro!” Peço desculpa a esta classe de trabalhadores (sem qualquer tipo de ironia).
D. R.