segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Responsabilidade


Responsabilidade. Passamos a vida a ouvir falar dela, apesar de que, na maior parte das vezes, ela é apenas referida com um –i atrás (“És um irresponsável!”)... Afinal o que é isto de responsabilidade? Cada um que leia isto, pense num conceito e o deixe, depois, aqui escrito. Quando eu penso em ser responsável, mais facilmente me vem à ideia de que ser responsável é ser-se capaz de assumir os seus erros... Claro que de seguida me lembro de muitas mais coisas, mas este é o conceito que emerge desde logo na minha cabeça. Ora, no outro dia li um conceito de responsabilidade que era mais ou menos isto: a responsabilidade não é capacidade de assumirmos os nossos erros, mas sim a capacidade de pensarmos nas consequências da acção antes de agir. De facto tem toda a lógica e assim evitamos aquele sentimento de culpa que nos rói por dentro dias e dias, ou pelo menos horas, quando pensamos em todos os “se”, incluindo, “se eu tivesse gasto nem que fosse mais 1 segundo a pensar no que ia fazer...”


E olhem que parecendo que não, 1 segundo até pode ser muito tempo.

5 comentários:

smølænsky disse...

Tipo.
Acho que é isso.
Um segundo pode ser o tempo que nós quisermos. Pode ser o tempo suficiente para pensar bem e reflectir "antes de agir".
Temos de agir, mas agir bem.
Agir a andar pra porta de entrada e não à procura dos placares luminosos verdes, a fugir e a escondermo-nos da realidade.
Mais ser e menos "ses".

nihil disse...

"Mais ser e menos "ses"."

A D O R E I =))

Conseguiste superar a minha última frase.

Â|ψ>= 58|ψ> disse...

Para mim a responsabilidade é a capacidade de fazer uma grande quantidade de coisas que queremos mas de uma forma racional e controlada (sem excessos)... porque se formos pensar sempre nas consequências estávamos tramados... existem sempre probabilidades não nulas de acontecimentos negativos provocados pelos nossos actos, sejam eles quais forem. É claro que a coisa deve ser bem ponderada... se a probabilidade de um desses tais acontecimentos negativos for relativamente grande, o melhor é não arriscar. Também podemos definir a responsabilidade como a capacidade de tomar decisões racionais com grande impacto no futuro mas sem ninguém a tomar conta de nós, ou melhor, tomar conta de outros sem que haja ninguém a tomar conta de nós, ou ainda melhor, podemos definir a responsabilidade como o contrário de irresponsabilidade e definir a irresponsabilidade. E a irresponsabilidade seria a incapacidade de tomar decisões sem ponderar as consequências com forte impacto negativo. Para acabar, e deixar então a minha definição de responsabilidade não só de uma forma qualitativa mas também quantitativa... cá vai ela: Capacidade de tomar decisões ponderando sempre as consequências com probabilidade maior ou igual a 10% de impacto negativo, para a pessoa em causa e para mais de 50% das pessoas restantes abrangentes nessa decisão, sem que se provoque uma desigualdade entre as pessoas desse impacto negativo maior que 50%... já nem sei o que estou a dizer ou definir...

Bom... voltando ao post... e a esses ses... e ao que quero fazer da minha vida... é simplesmente estar num intermédio de "ses" e "ser" porque se não colocarmos "ses" na vida, acabamos debaixo da ponte.

Não vou concorrer convosco para a melhor última frase do post e dos seus comentários... não me vem nada à cabeça.

nihil disse...

eng. físico,

nem a definição de responsabilidade te escapa aos números... ;P

concordo com o que dizes, mas eu estava a falar em coisas mais simples... claro que temos que fazer o que realmente traz mais benefício para um maior número de pessoas, mesmo que não seja tão bom para outras... e claro que os "se" têm de estar sempre presentes, se não nunca arriscaríamos e a nossa vida nunca teria nada de novo... mas há situações que claramente se sabe que não vão resultar em nada de bom e é nesses casos que temos de ponderar...

não sei se me fiz entender... espero que sim... =)

Â|ψ>= 58|ψ> disse...

É o que faz estar a estudar física estatística e comentar ao mesmo tempo. Prometo que da próxima não estarei a estudar matérias de física... mas a definição até que não estava má!