quarta-feira, 17 de outubro de 2007

“A medicina para merceeiros!”




E isto tudo começa numa aula de Técnicas de Avaliação Psicológica II... Basicamente a aula envolvia ética e medicina lá para o meio. Realizei um simples e singelo raciocínio, que se centra na constatação que diariamente somos abalroados por séries televisivas, que de grosso modo, envolvem sempre batas brancas, agulhas e sangue muito sangue. Então realizei mais um processamento de informação e questionei-me sobre qual o fundamento dessas séries, tipo Dr. House, Anatomia não sei de quem, Serviço de urgência, Erva (Ups! Esta não é! Mas também mete agulhas ao barulho!) enfim por aí! No seguimento disto interrogo-me sobre a veracidade e base científica dos conteúdos tratados nas ditas cujas dessas séries. Rapidamente me apercebi que, por exemplo no Dr. House, algumas das doenças que lá são tratadas não têm cura e algumas (mas poucas) não existem e por aí adiante! Neste momento estão para aí a pensar “lá ta ele a mandar vir do House! Só inventa!” Mas eu não invento nada (excepto nas sms que envio para a Rita). A mim não me preocupa a proliferação destas séries, mas sim causa-me um certo prurido a quantidade de pessoas que andam a tirar cursos de medicina e enfermagem por TV. Começando por Dr. House, se eu perguntar as cinco primeiras palavras que surgem nas vossas mentes sobre esta série, certamente andarão à volta de: arrogante, génio, médico, insociável ou manco. Tudo isso será verdade, no entanto, para além de uma série romanceada (e muito!) House não poderia existir porque esbarraria na primeira esquina do corredor do Hospital. Contudo, é de se tirar o chapéu aos produtores desta serie na criação de uma personagem coxa fisicamente e destruida psicologicamente. Sabendo muito pouco de Psicologia (Freud, “Quem sabe de Psicologia, nem de Psicologia sabe!”), apraze-me dizer que Gregory House deve ter perdido o seu Super-Ego em algum lado e neste momento funciona à base de um Inconsciente que comunica directamente com um Ego distorcido, ou seja, basicamente este tipo nunca seria concebível neste mundo. No entanto, até gosto desta série e de todas que por aí andam é a mais cientifica (leiam “A medicina segundo Dr. House).

Agora, o descalabro aproxima-se: Anatomia de Grey. Confesso que esta não acompanho com a regularidade de outras. Mas, a serie resume-se em 3 linhas: explora as relações de uma médica e dos colegas de um hospital de Seattle, EUA, "Anatomia de Grey" - título que baseado com o conhecido livro do britânico de Henry Grey - tem estado quase sempre nos lugares cimeiros das audiências norte-americanas. E agora perguntam mas é só isso? Resposta: É! Ao contrário de Dr. House, esta não tem ponta de base científica por onde se pegue. Mas isto não é só dizer mal, não! Então, explora as relações de um grupo de profissionais na área da saúde! Sem dúvida os nossos hospitais necessitam é disto! Não precisamos de médicos que cheguem a horas aos seus consultórios, nem muito menos que saibam quantos ossos tem uma mão! Nada disso! Precisamos de profissionais que se dediquem a estabelecer relações para futura exploração! Isso sim! Sr. Ministro da saúde já sabe, invista nos nossos médicos e enfermeiros através do fornecimento de kits de relações.

Falando de coisas que marcam a TV: Serviço de Urgência! A primeira marca sempre! Esta série sim! Podemos dizer que descreve idealmente a vida numa urgência de um qualquer hospital perto de si! Em termos científicos não fica a trás de Dr. House e bate aos pontos a Anatomia de Grey! A qualidade faz a diferença: uma série centrada na dor dos pacientes e não em saber, com quem a Grey foi dormir ontem! Longe da estúpida arrogância inatingível de Dr. House, Serviço de Urgência retrata aquilo a que se pode chamar: VIDA!

Voltando à questão central, como já disse impressiona-me a forma como as pessoas fazem destas séries guias práticos de saúde! Certamente não têm noção da realidade ou então julgam que a vida de “profissional” de saúde se resume a dormir com meio hospital. Falando mais a sério, é um facto que estas série vendem o seu peixe e porquê perguntam vocês e eu? Simples digo eu. Em termos técnicos estas séries podem ser todas catitas e dizem aquilo que as pessoas querem ouvir, isto é, o lado rosa da vida! Para ver a Anatomia, será preferível ver os Morangos com Açúcar não? Só muda o contexto, numa é um “hospital” na outra é uma “escola”. Tipo até dava para poupar na conta da TV Cabo.

Enfim… Como diz uma “amiga” minha (a tal das mensagens inventadas) “a televisão vende medicina para merceeiros! e o meu médico é um merceeiro!” Peço desculpa a esta classe de trabalhadores (sem qualquer tipo de ironia).

D. R.

5 comentários:

Anónimo disse...

gostaste do prurido... lool... mas não concordo contigo em algumas das coisas que disseste... não é suposto tu aprenderes alguma coisa sobre medicina ou enfermagem com estas séries, mas sim divertires-te a vê-las, mesmo que em termos científicos façam as maiores barbaridades... Não gosto do House, Serviço de Urgência é, de facto, uma série ótpima e concordo com o que disseste acerca desta série, mas sabes que eu adoro a anatomia de Grey e, por isso, tenho que a defender... tudo bem que não é nada de muito profundo, nem nos deixa a pensar muito e por isso é que gosto da série... é leve... e é por isso que é mesmo bom, chegar a casa depois de um dia a ouvir falar da patologia x e do tratamento y e mais não sei o quê e ver algo que estando relacionado com o isso não o explora até à exaustão e assim evita "meter os pés pelas mãos", como muitas vezes acontece no House... não sei se me estou a fazer entender... talvez se te disser que no meu 1º estágio, quando ainda não havia a grey, eu chegava a casa e sabia mesmo bem ver os morangos, possas compreender-me melhor... hehehe

anyway, parabéns pelo post =)

Anónimo disse...

sim tb concordo ctg. de facto a Anatomia vende e vende bem, por isso mesmo, pk é "leve". confesso que sao raras as vezes que acompanho essa serie... kuanto ao House considero k ja caiu no ridiculo e na banalidade.

Anónimo disse...

caiu no ridículo e na banalidade principalmente porque em todos os canais em que a série passa, estão sempre a repetir os mesmos episódios... não há paciência =)

Anónimo disse...

Daniel, depois de tanto publicitares resolvi vir ver, praticamente me obrigaste! Afinal ó daniel andas a postar os meus pensamentos? lol o filme que tu montaste a partir dos merceeiros lol entao era isto que tu tavas a fazer na aula de Tecnicas??!! escrever textos para um blog lol e o proff mandou-te desligar o portatil e tu nada, nao foi? lol Só mais uma coisa gostei de saber que tu quando me envias mensagens, estás a inventar! gostei de saber!
bjunh *************** ATIR *****

Anónimo disse...

Ja nao bastava os posts do Mário agora arranjou um colaborador lol nao sabia que gostavas da blogosfera, daniel! Parabens ao Mário pelo blog e Parabens ao Daniel pelo post! continuem! temos k marcar klk coisa.