terça-feira, 9 de outubro de 2007

chamem-me louco


Muito tenho falado (cuspido), sobre entendimento.
Percepção.
Lá o que for que não se consegue explicar bem...
Ando a pensar nisto já à muito tempo.
E nem por acaso tropecei nas palavras de um dito músico português, bastante conhecido e formado em cinema (pouca gente deve saber deste pormenor), que falou pouco, mas até bastante bem (apesar de ser "poético" e vago......mas a realidade assim o é também...).
Ele dizia:

"...sempre me pareceu que o que existe à minha volta tem vários níveis de entendimento.
Há momentos grandes disfarçados de pequenos.
Gente pequena mascarada de grande.
É um mundo misterioso este.
Grande parte do tempo corre-se atrás de coisas sem importância.
E procura-se preencher o vazio que há em todos nós com as mais variadas inutilidades
Passamos ao lado dos pormenores mais insignificantes.
Os vidros embaciados.
As mãos enrugadas pela água quente.
O murmúrio nocturno das grandes cidades.
Aquilo que nos acalma e eleva está mesmo aqui à nossa volta.
Invisível e inclassificável, habita por baixo da camada de ruido permanente que nos envolve.
E atrás de todo esse som, há uma luz.
Atrás desse muro, há uma festa."

Pode parecer louco. E provavelmente, sobre o olhar de uma sociedade preconceituosa, e "pobre de espírito", será mesmo.
Se sou louco por ter a mente aberta a toda esta realidade " que habita por baixo da camada de ruido",
chamem-me louco.

1 comentário:

Anónimo disse...

por acaso nao sabia k ele tinha formaçao em cinema sim senhor o k eu aprendo a ler o teu blog!
bem, Kurbrick disse qualquer coisa como "se a minha loucura nao prejudica ninguem... nem a mim me prejudica! porque nao me deixam mostrar a loucura, que dizem k eu tenho, ao mundo?" - (perdoa-me kurbrick se a citaçao nao for realmente assim, mas nao encontrei o livro)! sabes o k aconteceu a Kurbrick passado pouco tp? foi internado num hospital psiquiatrico (sim esses hospitais k basicamente sao uma invençao estupida da sociedade mas nao interessa os médicos tao contentes e é o k interessa). por isso nao deixes k te xamem de louco. se bem k a interface entre demencia - loucura - genialidade é bastante estreita! assim vivemos rodeados de demencia em k o k destoa é louco pk nao conseguem reconhecer a genialiade. Tu vê lá k existem pessoas k kd kestionados sobre Freud se era um genio ou louco? elas têm o desplante de o acusar de louco! e eu digo "lol" isto td para dizer k as pessoas pobres de espirito preferem reconhecer a loucura ao invès da genialidade e isto pk? pk elas nao possuem um minimo de decencia para a genialidade! ahhhhhhhhhhh Freud era um génio! é so para k nao restem duvidas!