sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Greenpeace?!! ou será Greendolares?!!


Antes de mais devo dizer que não tenho nada contra as ONGs! É para que fique claro… Já tinha prometido este post a algum tempo ao mentor deste Blog. Depois de tanta promessa cá está o prometido. O mentor deste blog sabe que eu já a algum tempo ando a coleccionar certas notícias de uma ONG em particular, de seu nome: Greenpeace. Mais uma vez reitero que nada tenho contra esta associação, apenas considero que toda a verdade deve ser divulgada. Começando, para quem não sabe a Greenpeace (porque acredito que muita gente que por aí anda não sabe o que é verdadeiramente a Greenpeace, no entanto, proclama aos 7 mundos que são membros desta ONG) é uma organização nao-governamental com sede em Amesterdão e escritórios espalhados por 41 países. Actua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável (????), com campanhas dedicadas às áreas de florestas (Amazónia no Brasil), clima, nuclear, oceanos, engenharia, genética, substâncias tóxicas e energia renovável. A organização, criada em 1971 no Canadá por imigrantes americanos, é financiada com dinheiro de pessoas associadas apenas, não aceitando recursos de governos ou empresas. Tem actualmente cerca de 3 milhões de colaboradores em todo o mundo – 40 mil no Brasil – que doam quantias (avultadas diga-se por sinal!) mensais que variam de acordo com o país. Mas reparem no que se segue: a actuação da Greenpeace é baseada nos pilares filosóficos-morais da desobediência civil (sim desobediência leram bem! E já vão perceber o porquê desta desobediência!).


Em breves traços passo a descrever algumas das peripécias mais famosas desta organização. Então, podemos começar pelas famosas embarcações da Greenpeace (GP) que não respeitam ninguém atracando sem autorizações nos portos deste mundo, o que leva a que a GP seja constantemente condenada pelos tribunais deste mesmo mundo (mas eles não se importam afinal os seus associados pagam estas multas! Como eles dizem: NO PROBLEM!). Em Novembro de 2003, por exemplo, uma embarcação da ONG, o Esperanza, foi impedido de atracar no porto de Miami pelas autoridades portuárias. Ocorre que, em Julho do mesmo ano, a GP foi processada e condenada pelo governo dos EUA (Ministério Público) num processo aberto por “abordagem ilegal e conspiração” devido à acção de seis activistas da GP, ocorrida em Abril de 2002, ao invadirem o navio APL Jade que preparava-se para entrar no porto de Miami. Além da invasão, os activistas bloquearam a passagem do navio com manobras perigosas feitas por três botes, por acreditarem que a embarcação transportava consigo produtos de contrabando do Brasil. Não era o caso e a GP foi processada e multada em mais de US$ 10 mil por cada acusação. Só tenho duas palavras para isto: Bonito serviço!


A GP possui os seus propósitos e métodos para a arrecadação de dinheiro que monta a centenas de milhões de dólares por ano. Tomemos como exemplo o folheto Greenpeace: tropa de choque do "governo mundial". Lá podemos ver o que disse Robert Hunter, um dos fundadores da ONG, sobre a táctica de propaganda da organização: “Não é que tenhamos mentido. Isto nunca é feito na propaganda moderna. Mas pintávamos um quadro muito exagerado sobre os múltiplos perigos que seriam deflagrados... tsunamis, terramotos, nuvens radioactivas, dizimação da pesca. Nunca dissemos que isto aconteceria, mas que poderia acontecer.” Assim, Hunter enunciou a máxima do marketing manipulativo da GP: “Em lugar de mísseis, nós disparamos imagens: bombas mentais transportadas pela media mundial”. Ou seja, para arrecadar dinheiro das pessoas, a GP promove as suas criações gráficas (normalmente imagens, fotos, montagens…) como "acções directas" levadas a cabo por activistas profissionais, para causar o maior impacto possível e assim obter cobertura dos media nacional e internacional.

Na Alemanha, como ocorre em toda parte e com todas as ONGs, a GP é considerada uma entidade beneficente sem fins lucrativos. Agora, porém, às voltas com uma virtual explosão de organizações do chamado “terceiro sector” no país, o governo alemão está a questionar tal classificação e ameaça retirar parte das isenções fiscais que as favorecem, e a multinacional “verde” está nesse lote. Em Agosto de 2006, o comité científico assessor do Ministério das Finanças alemão divulgou um duro relatório sobre o “terceiro sector”, no qual chamava a atenção para a proliferação caótica de organizações beneficentes no país, muitas das quais representavam grupos de interesses especiais que aproveitavam as vantagens fiscais para influenciar a opinião pública em favor dos seus interesses. Por conseguinte, o comité sugere uma redefinição do conceito de “sem fins lucrativos” de que gozam tais entidades, e que as isenções fiscais só sejam conferidas a organizações que proporcionem “vantagens colectivas reais”. Filiada em Hamburgo, a GP alemã é a mais rica entre as 27 filiaisinternacionais da multinacional “verde”. Em 2006, a sua arrecadação foi de aproximadamente 40 milhões de euros, proporcionada pelos seus 550 mil contribuintes no país, o que lhe permite arcar com uma grande parcela dos custos das operações mundiais da organização. Sem as vantagens fiscais, essa contribuição ficaria seriamente ameaçada, com sérias implicações para a GP Internacional.

O problema é que o Ministério das Finanças está a propor que, para se qualificar como entidades beneficentes, as ONGs ambientalistas não sejam orientadas “primariamente para influenciar politicamente a opinião pública”, mas que os resultados específicos de suas actividades em favor do meio ambiente sejam estritamente avaliadas e comprovadas. E é aí que a coisa fica apertada para a GP, pois apenas algumas das suas actividades se enquadrariam em tais exigências, o que não ocorre, por exemplo, com as suas campanhas contra o fim dos organismos geneticamente modificados (transgênicos) e a energia nuclear na Alemanha.

Mais uma vez quero que fique claro que isto, são só algumas constatações óbvias que o mais comum dos mortais é capaz de chegar. A GP é um grupo de influência que, ao meu ver, pode-se colocar como uma barreira ao progresso científico quando não souber dosear as suas intervenções. Se ele pode arrecadar independentemente o dinheiro suficiente para continuar a apresentar os seus argumentos, boa sorte! Eu apenas discordo que um grupo seja privilegiado em relação a outros e receba uma benesse isenta de impostos para fazer as suas campanhas políticas. Isto resume-se em duas linhas: existem pessoas que discordam dos princípios da organização verde porque não entendo o motivo pelo o qual GP goza de benefícios fiscais em qualquer parte do mundo para apregoar as suas politicas. Se consultarem o site da GP rapidamente se aperceberão que o número de associados tem vindo a diminuir e consequentemente os bolsos da GP começam a esvaziar!

P.S: mais uma vez, este post tal como o outro foi feito numa aula como tal agradeço a compreensão da proff que desta vez não me mandou desligar o portátil porque lhe disse que estava a contribuir para o esclarecimento mundial.

D. R.

11 comentários:

Anónimo disse...

Daniel agora deu-te para isto foi? ganha juízo lol sp o mesmo! comentares o meu nao comentas tu! e agora escreves num blogue?! tens alguma coisa contra mim? loooool tens e nao devem ser poucas lol
voltando ao post: mt bem! o teu contributo para o esclarecimento mundial é bom! vê lá se comentas o meu sim?!!

Anónimo disse...

pois agora parece que lhe deu para isto! já tas como o tiago que troca a namorada pelo o seu blogue de futebol???? lol é verdade que vais escrever para o blogue dele tb? vê la sim!
Este teu coment até está minimamente fixe... nao és capaz de dizer bem de nada meu pascácio?? mas o mundo agradece os esclarecimentos sobre as ONGs que tu promoves! Esses gajos da GP sao perigosos lol já te tinha dito! E pronto é isso... e tenho dito!

P.S: quero de volta a minha matriosca devolta!!!!

ATIR*******************************

Anónimo disse...

Como membro activo da greenpeace não podia deixar de intrevir e deixar bem clara a minha posição nesta organização...
Eu NÃO quero seguir os milhares que fazem que fazem e já acham que fazem mto...
Não! Apenas quero seguir (algumas) linhas orientadoras que a GP preconiza... Não quero ser como eles... Quero ser melhor!
E sabendo que tens toda a razão R. apenas posso dizer:
"Greenpeace ao poder!"
LooL

Gostei mto do post... Parabéns!

Anónimo disse...

pronto Daniel ja vim ver as tuas expressoes literárias, nao me paravas de chatear e resolvi visitar! Entao escreves sobre a Greenpeace? ainda bem... concordo com td que disseste e mais umas coisas que te esqueces-te lol entao eu tinha te dito para escreveres aquilo sobre a GP na Amazonia que progressivamente vê ameaçada a sua presença lá lol
Quem ajudou no post, quem foi? ah? ah? e tu nem referes a nossa contribuiçao?! ha-des cá vir lol

Parabens pelo post!! (que se estendem à rita e a mim claro pk 10% do post é nosso lol)

Anónimo disse...

Daniel tou á espera do teu post! como é?? enquanto isso confirma-se que tens jeito para escrever na blogosfera, parabens pelo post, por isso é que te convidei para enviares textos para o meu como é obvio!! esta coisa de nós escrever para os blogues nas aulas ta a pegar moda lol

Anónimo disse...

óóóóóóóó greenpeace???? ou greenblack?!!! mas greendolares tb nao está mau lol ai ai
daniel meu cromo agr vais escrever sobre o Mickael Jackson? lol nao te pode dar para pior?! tadita da rita que te atura lol

Anónimo disse...

oh oh oh entao a dizer mal da greenpeace??? fazes tu muito bem! ó Daniel tu nao vais postar aquilo do Jackson pois nao??? aquilo no minimo é badalhoco lol
o nosso FCP lá continua imparavel.

nihil disse...

Obrigada pelo teu esclarecimento =) mas sabes o que te digo?? enquanto as pessoas seguem lá as linhas orientadoras (ou lá como aquilo se chama) da greenpeace, contribuem para um mundo melhor... aquelas pessoas tipo a marta, sabes?? não essas de quem tu falas...

explosivo, sim sr, já dizia o mário.

Platão disse Não disse...

bem nao tava á espera de tantos coments, agradeço a atençao dispensada a ler esta treta que eu escrevi. Passando a responder a algumas questoes:

* psi23 - sim agr deu-me para isto. E ta bem a partir de agr vou comentar sp o teu!

* atir - é vdd que agr tb vou escrever para o blog de futebol (tu ja sabias!!). e claro que sei dizer bem de algumas coisas como por exemplo, tu! pascácia!

* mikimoco - obrigado pelo coment. Quanto à cena da GP ao poder... prefiro nao comentar!

* alecrim - sim é vdd que contribuiste para este post, peço dsc por nao referir a tua participaçao, prometo que nao volta a acontecer.

* gila - eu ainda tou a ver se posto akilo do Jackson! tenho que confidenciar com o mentor deste bolg a fim de ver qual a viabilidade de tal post.

* fcp_dependent - seu cromo!

* nihil - é triste que certas pessoas defendam associaçoes permanentemente acusadas de violar leis portuárias! é triste que certas pessoas defendam associaçoes que aproveitam as suas vantagens fiscais para fins menos claros! é triste que certas pessoas sigam ideais de associaçoes assim que nao representam exemplo para ng! e tenho dito...

nihil disse...

entao, mas não achas que enquanto o fazem, melhoram alguma coisa?? eu acho... e tenho dito.

Anónimo disse...

Eu também acho!!! (",)