quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Liquid Spear Waltz

















Todos achamos que somos portadores da verdade absoluta.
Nem questionamos as suas bases e fundamentos. Vivemos sempre centrados no EU.
Tipo.
Nem é que isso seja mau, visto que o EU somos nós.
Mas vivemos centrados no EU, no sentido de vermos sempre e apenas a nossa perspectiva das coisas. É fácil esquecermo-nos que os outros elementos deste universo espacial que partilhamos também têm o seu ponto de vista.
Por exemplo. Do ponto de vista de uma cadeira, se calhar não tem muito interesse este tipo de discussão, visto que a cadeira não é dotada de inteligência, muito menos de consciência. Talvez nem vida (a não ser os bichos que andam lá por dentro a alimentar-se....). Talvez a cadeira apenas possa usar o argumento de ser matéria.
Mas se considerarmos um elefante, uma tarântula ou mesmo os outros descedentes de Homo Sapiens(pra não dizer seres humanos...), talvez já faça sentido pensar.
Que direito tenho eu de fazer um safari para matar tarâtulas (pensavam que eram elefantes?? nada disso....também há safaris de tarântulas...) e apenas me limitar a pensar no gozo que este safari "ME VAI DAR".
E a tarântula?
Também não existe neste universo partilhado?
OK OK OK
Eu compreendo que temos de ter aviários e criações de gado, assim como também temos de ter campos de milho e trigo.
Somos animais!
Temos de sobreviver. É o nosso instinto mais básico e isso.
Mas ignorar a perspectiva da tarântula apenas porque sim, e apenas porque somos ricos e podemos pagar uma viagem à Africa?
Ora, para por isto mais alinhabado, vamos transpor para os descentes de Homo Sapiens. Eu quando peço um McRoyal Deluxe, no MacDonalds, posso e devo no mesmo instante em que estou a usar as minhas cordas vocais e a expiração do ar para projectar um som, que do outro lado do balão está uma empregada, bem gira, que está a ouvir a vibração provocada no ar pela projectação do pedido do MacRoyal, que está já a pensar que tem de pedir o cartão de desconto à "chefe" lá do estaminé, que amanhã tem entrega de 2 trabalhos que lhe levaram 3 meses a completar, e que se não conseguir trabalhar de forma decente durante a porra do turno, não recebe os míseros euros que lhe vão permitindo continuar a estudar depois de ter saído de casa e prometido aos país e a ela mesma que nunca mais lá voltava.
É lixado.
Mas todo tem sempre dois lados.
Há sempre algo que não conseguimos ver, mas que está lá.
E temos de aprender a ter isso sempre em conta.
Como disse a Lina e muito bem:


"What does it mean to give MORE than 100%? Ever wonder about those people who say they are giving more than 100%? We have all been to those meetings where someone wants you to give over 100%.
What makes up 100% in life?
How about achieving 103%?"

Talvez os 3% sejam apenas pensar só um bocadinho mais.

2 comentários:

Anónimo disse...

comentário:

tenho sono :O

anyway, gosto do post, mas como tenho sono (mesmo que não tenha dormido com uma cadela de duas semanas ao lado sempre a chiar) não consigo dizer mais grande coisa... talvez amanhã, durante uma qualquer aula sem interesse nenhum...

só para que fique registado, hoje, ou melhor ontem, porque já passa da meia-noite, foi o grande dia em que mandamos os nossos hi5's ABAIXO... =DD

vou dormir.

Anónimo disse...

O que queres dizer neste post é em termos mais cientificos: TOMADA DE PERSPECTIVA SOCIAL. e sobre isto há muito a dizer mas nao sou a pessoa adequada para falar sobre isso.

Saudaçoes