segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Girândola de Mudança


Segundo o realizador Jean-Pierre Jeunet e a minha experiência pessoal: "Amelie vai mudar a sua vida"
E mudou.
Raios.
É o melhor filme de sempre!
Não é um filme com aqueles slogans com uma voz rouca a dizer: "A melhor dupla romântica de sempre!" ou "Das profundezas do pensamento vem um mal que nos perseguirá a todos!".
Nada disso.
E já agora, quem é esse gajo que faz essa voz?? Bem que já se calava!! É que torna-se naquilo que se pudera chamar, "um prostituto do cinema".
Vai a todos!! Sinceramente!!
Enfim, é tudo uma cambada de mentiras porque ou esquecemo-nos do filme, ou a frase é tão mã, mal construída e desnutrida de sentido que é como se nunca a tivéssemos lido.
Mas neste caso é diferente.
O raio do slogan é verdade.
Quando vi o filme a primeira vez, senti vários arrepios na espinha, daqueles que só sucedem quando algo de esmagador e importante está a acontecer.
E estava mesmo.
O filme mais do que uma obra prima de realização, detalhe, pormenor, fotografia, representação. É uma lição de vida.
Os pormenores tão pequenos da realidade são enumerados como uma lista de compras, que nos faz sentir ao mesmo tempo nostálgicos e orgulhosos por sermos como somos. Contentes por estarmos vivos. Contentes por partilharmos o acto de estarmos vivos com as outras pessoas.
Enfim.
O problema é que ontem vi o filme pela terceira vez e a surpresa foi-se. Foi-se o arrepio na espinha.
Apenas ficou a contemplação de uma obra prima.
Ainda idolatro o filme. Ainda me faz sentir bem comigo mesmo. E ainda me consegue trazer um sentimento de alegria único.
Mas, quem me dera ter tido uma pequena amnésia que me permitisse lembrar que já vi o filme, mas esquecer como era! Quem me dera ter muitas pequenas amnésias.
O lado bom das coisas é que consegui dar vida ao harmónio do meu avô, criando uns pseudo-pedais dos quais me orgulho muito. Vendo bem as coisas, era minha obrigação concertar os pedais, visto que fui eu na minha infância que os destruí de forma completamente inocente.
Está como novo, tirando as teclas que às vezes encravam, as que não funcionam, e aquelas que têm um som esquisito.
Agora é só melodias muito muito muito mal conseguidas.
Enfim, é o que a capacidade de "tocar de ouvido" permite...


P.S.:
1º - Filmes das voz rouca, são, por exemplo, um bom American Pie, ou mesmo um daqueles filmes com aquele moço preto... aquele muito cómico....que faz rir....e faz parvoices...sim, esse!!

2º - Mas que raio de coisa é esta destes individuos todos iguais, rídiculos e com humor americano MUITO MAU??????? Quem é que se rí daquilo???? Pessoas que vêem filmes na SIC aos Domingos de tarde???? SIM!!!!!!!

3º - Acho que me inclui neste último grupo...enfim...

4º - Peço desculpa a lamechice e a sombriedade, mas ofuturo nunca foi blog de foguetes. A não ser quando tamos a falar dos comboios da CP! Ai sim, até se arranja uma girândola!!!!



les temps sont durs pour des réveurs

2 comentários:

nihil disse...

1º podias começar por justificar o texto. Isso sim era uma girândola daquelas.

2º tens que me emprestar a amélie. É vergonhoso, mas nunca vi o filme até ao fim.

3º podes levá-lo já no sábado.

4º o wall-e é bem porreiro.

5º vamos lá a pensar no fórum de família.

=D

nihil disse...

Bem, já estamos quase todos no futuro! Só falta mesmo a marta e este podia ser o nosso fórum.. lol ;P