terça-feira, 2 de setembro de 2008

Paraiso para os criminosos

O crime está a aumentar. É a pura das verdades. Num ano em que o carjacking já aumentou pelo menos 50% e no ano em que começaram a ser efectuados assaltos a bancos de 40 em 40 horas num país tão pequeno como o nosso, não podemos deixar de pensar no que se passa aqui. Um dos motivos é sem duvida a impunidade dos criminosos. Afinal é fácil cometer crime sem consequências de maior. Eles sentem muito isso na pele.


Para além da estática da policia temos uma nova legislação que parece que não castiga os criminosos. Como é possível? Parece que só se preocuparam com os pedófilos. E os homicidas? E os assaltantes?


Vá lá! A legislação terá de mudar uma vez mais para nosso bem.

3 comentários:

Platão disse Não disse...

O fenómeno da criminalidade não resolverá com rusgas às o5h da manhã e com grande "show off" nos bairros ditos "problemáticos" da Grande Lisboa ou região metropolitana do Porto, é obvio que a intervenção da polícia é importante, mas será apenas uma parte da resolução do problema. A alteração da legislação poderá ser a outra "chave" para o problema, mas duvido que isso faça mt efeito sobre uma criminalidade cada vez mais sofesticada nos métodos. A mim parece-me que entre muita coisa que é necessário, talvez um policiamento preventivo e não remediativo seria necessário!
Agora, tb não se pode culpar apenas as instituições policiais, mas tb não quero entrar em relações reducionistas que nos levam para atribuições causais, do género: "é a falta de oportunidades"; "é a segregação social"; São apenas desculpas que só servem a quem sente a consciência pesada! Desde logo, será necessário desde cedo alterar a imagem das autoridades policiais (ng respeita estas instituições) - por aqui resolveria-se alguma coisa!
Mas, é certo que haverá dentro de dias outro assunto que ocupará a nossa comunicação social, e depois ng se lembrará desta fénomenos, não só pq temosn a memória curta mas, tb pq esquecer é a melhor forma de lidar com os nossos males!

smølænsky disse...

Muito bem R. Partilho totalmente com essa tua analise pensativa sobre as forças policiais portuguesas e a criminalidade.
Isto só vai lá é se deixarmos de pensar que somos coitadinhos e não sei que!!

Epá, sinaipers?!?!?!?
Genial!!!
Quase que consegue disfarçar os "pés-bola"!!!
loooooool

nihil disse...

É isso tudo!