quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pequeno (?) Devaneio (?)


Como prometido, lá terei de falar no momento da verdade.
Não, não é o momento da verdade!!
Nem pensar!!
É o Momento Da Verdade!!
Sim. Esse sim é brilhante e genial.
Ou não.
Sinceramente.
Eu muito critico a programação dos canais públicos portugueses. Telenovelas em série, noticiários demasiado extensos e cheios de palhuça, futebol e coisas mã e talkshows que vendem desespero, são alguns dos conteúdos que eu acho...Horríveis!
É inaceitável os canais públicos renderem-se ao facilitismo que é copiar a programação uns dos outros. Vender o mesmo mas com um nome diferente. E menos qualidade, claro!!
Agora quando eu vi aquela aberração, ainda me deu uma coisa.
Eu não percebi bem, mas como é que a máquina sabe que as pessoas estão a mentir ou não? Onde está o poligrafo? E os fios?
Bem, se calhar sou eu que ando meio desactualizado, pois parece que é uma sobreposição de vários indices psicofisiológicos (condutância electrica da pele, ritmo respiratório, ritmo cardiaco, análise cerebral), que define se eles mentem ou não. Mas, e os fios para isso tudo??
Também me disseram que eles fazem aquilo antes, e então não é preciso fios, mas antes a familia nao está à frente dele!! Qual é o sentido de avaliar a reacção, se ele não tem de confrontar os familiares ao dizer no momento da avaliação?
Enfim...
Mas estes pequenos pormenores são só o início da barracada.
O conceito deste programa não é inovador. Já deu em milhentos países, e mesmo cá em PT já houve um parecido.
Mas o problema, nem é esse.
O problema é que os directores de programas da SIC quiseram fazer o chamado Híbrido. Ou seja, quiseram misturar este programa com o da Fátima Lopes e umas pitadas de Tardes da Júlia. O que dá como produto final um programa que explora a honestidade e desonestidade das pessoas, e que a vende como entretenimento de fácil consumo, e em última análise, LUCRO.
Já nao basta o programa ser mau, como no dia a seguir deu lá a familia do careca na sua terriola, no cafezinho, e depois a fazer a caminhada a falar pelas ruas de xisto. E no dia a seguir, no Programa da Fátima, lá volta a tar o raio da familia a rir e a chorar, a serem explorados e a explorarem...enfim, LIXO.

Mas o que é que se passa com a SIC? Tudo bem que a TVI é mã, mas a SIC tá a ficar nojenta. Roda da Sorte? Com o Herman a falar com a mãe ao telemóvel durante a emissão, a contar histórias idiotas, a falar alemão ou sovaquês? E o programa? E a roda? Qual é a importância dela? Sempre que vejo, só vejo três concorrentes apáticos, e o Hermán a balbuciar lixo. Não faz sentido nenhum.
Até o Preço Certo em Euros é bem melhor!!! Ao menos o Fernando Mendes só fala entre os jogos, e durante estes só faz pequenas piadólas. E ao menos, há um ritmo de progressão dos jogos.
Na Roda da Sorte podemos ter sempre o azar de apanhar o Herman a lembrar-se de quando perdeu o cérebro em Taiwan e achou que já não precisava dele...Não se cala!!!!

E atenção que eu não me esqueci da Festa das Vindimas!!!!
Ah não, não!!
Mas como para semana é a Festa das Placas de Esferovite, não há problema!!
Isto tá muito mau.
A televisão portuguesa anda nas ruas da amargura.

9 comentários:

Anónimo disse...

Num país em que tudo e todos estamos numa do mais ou menos, só por milagre poderiamos ter uma televisão de excelência.

nihil disse...

O que vale é que eu não vejo nada disso... hehe (passo a vida a fazer zapping, já que não dá nada de jeito em 40 canais!!! Podias acrescentar à tua crítica a Fox Life que só dá séries repetidas aí umas 500 vezes, no mínimo!! Quantas vezes tive eu de ouvir a música da Grey a afogar-se??)

Anónimo disse...

Portugal não tem o monopólio da vulgaridade. Aliás muitas das séries e reality shows imbecis que passam por cá são modelos importados que fazem ou fizeram sucesso em muitos outros países. Quanto a isto estamos de acordo. O problema é saber como é que podemos sair disto. That is the question!...

Anónimo disse...

Hum... Já alguma vez pensaste que podes simplesmente optar por não ver nada?
Por isso é que existe uma coisa chamada: "Escolher!"
Tens escolha!!
E se continuas a ver é porque queres... O que só prova que façam eles os programas que fizerem, vai haver sempre o fiel espectador (pessoas como tu!) colado frente à tv a ver o lixo que eles com tanto gosto produzem!

Enfim... isto deixa-me deprimida!
(",)

smølænsky disse...

Caro Yukiboy,

Portugal tem muito mais valor e qualidade do que se pensa.
Só que os portugueses vivem com as cruzes da saudade e do desespero. Faz parte da tradição, da cultura.
Faz parte do ser português.
Mas espero que isto mude.
O Herman não vai conseguir arranjar empregos para sempre, só porque já teve piada, e o não sei quê Moniz da TVI também vai deixar o cérebro numa ilha qualquer das Caraíbas.


Cara Nihil,
Não há muito a dizer.
A não ser, quem é que AINDA não viu o raio da Grey morrer????
Raio da Fox Life!!
E agora andam a repetir aquela série estúpida da mãe e da filha a apanharem ladrões!! E tão mã!!
Mas eu vejo, porque para mim é tipo comédia!!
:)


Cara Mikimoko

Muito temos falado de escolhas.
E sim, são elas que definem o que acontece na nossa vida.
O acaso, a sorte e os acontecimentos pouco prováveis, são todos fontes de escolhas dos outros ou "escolhas" da fisícalidade da realidade.
Eu quando aqui falo sobre estes programas, é porque os vi. Seria idiota estar a criticar ou a duvidar de algo que não conheço.
É claro que os ví. E depois de ver, decidi não ver mais.

Não me chames fiel espectador. Aliás de espectador eu não sou nada!
Eu não fico à espera que as coisas mudem sem eu fazer nada por isso.

Anónimo disse...

É bom para encher a grelha televisiva!

Renata

smølænsky disse...

http://img517.imageshack.us/my.php?image=11ye6.jpg


Aqui está um "bocado" do Público de 26 de Setembro de 2008, hoje, com uma crónica da senhora Graça Franco, chamada "Crónica Quase Sem Tema".
Esta crónica vai exactamente de acordo ao discutido no post e comentários.

Â|ψ>= 58|ψ> disse...

Escolha dos que querem ter a escolha de não ver tv: internet!!!!!!!! Podem ver tudo o que quiserem e não aquilo que a tv escolhe para toda a gente ver. Se quero ver noticias vejo-as e onde eu quiser. Se quero ver patati patata vejo etc etc... Não preciso de tv para nada!!!

Anónimo disse...

Há programas que nem sequer é preciso ver para saber que nunca se devia para lá ter olhado... E esse "tal" programa é um bom exemplo disso!

â|ψ>= 58|ψ>, a internet é sem dúvida uma boa opção!

Ah! E eu também não fico à espera que as coisas mudem sem eu fazer nada por isso!!
Aliás, até tenho novas estratégias e mais eficazes: "Vamos cortar os pulsos com tesouras de poda!"

(",)