sábado, 13 de setembro de 2008

Dá para ver a vida em 3D! A vida já não é em 3D?


Hoje vou mostrar-vos de que é que os sonhos são feitos. As pessoas pensam que é um processo simples e fácil, mas na verdade é muito mais complexo do que isso. Como podem ver, a chave é uma combinação complexa mas delicada de ingredientes.
Primeiro, juntamos alguns pensamentos aleatórios.
Depois adicionamos um pouco de acontecimentos do dia...misturados com memórias do passado.
Juntamos amor, amizades, relações, e todas essas "ções", juntamente com coisas que vimos, canções que ouvimos durante o dia, e também objectos pessoais....
E...Aí vem o primeiro!!!!

Estas palavras não são minhas.
Mas são de gente sábia.
Mesmo tornando a confecção de um sonho num tagliatelle à marinara, não há nem uma parte que não seja verdade.
Os sonhos são a mistura de tudo aquilo que vivemos, percepcionamos, sentimos.
E o que os torna tão esquisitos, originais e únicos é a aleatoriedade com que estas memórias surgem, e se relacionam da mesma forma que os ingredientes se combinam numa receita.
Claro que as misturas nem sempre dão bom resultado. Dai os sonhos puderem ser tão fantásticos como assustadores.
Ao que parece sonhamos todos os dias, mas só nos lembramos dos mais próximos do momento de acordar. E ao que parece também, esta falta de lógica e racionalidade dos sonhos, vem do facto do nosso cérebro, como está num estado que não é de total consciência, "desligar" o discernimento.
Por exemplo, suponham que no meu sonho estou a agarrar um casaco e a deslizar com ele ao longo de uma rua. lol O cérebro percebe o conceito de casaco, e percebe o conceito de agarrar no casaco, assim como também percebe o de deslizar e de rua. Ele percebe todos os elementos, mas não analisa se existe lógica nas relações entre eles.
Com estas coisas técnicas todas, os sonhos tornam-se extremamente complexo. Tornam-se filmes em que quase tudo pode acontecer.
É bom sonhar. A dormir ou acordados.
O importante é saber percebermos em que lado estamos.
Se na realidade, ou na nossa realidade.
Quer dizer.....a realidade é sempre nossa. Sou sempre eu que a percepciono. Eu não vivo a realidade das outras pessoas.
Ou seja, a realidade não é assim tão distante dos sonhos.
Nós é que chamamos realidade a este sonho que é a vida.

5 comentários:

Anónimo disse...

Um texto pertinente, este!

Concordo com tudo, excepto duas "coisinhas": Não me parece que os pensamentos aleatorios façam parte dos sonhos,mas sim défices mnésicos com associações bizarras na memória, mas pode ser uma receita diferente; e depois, eles resultam da interpretação que o nosso Id (inconsciente) realiza das nossas experiencias de vida.


Tirando isto e agora a minha opinião. O Homem quase que está condenado a sonhar, senão vejamos, o Homem pode existir e ser em 3 estados: Vigília; Sono; e Estado REM. Ora, se qd estamos em vigilia necessitamos de nos expressar nas mais variadas vertentes humanas (social, física, religiosa, política - não no sentido de politica de estado), tb me parece que qd em estado de Sono o homem se expresse e a ´+unica forma possível (não é única, mas a principal) seja através do sonho. Não diria "condenados" a sonhar, mas talvez: Uma inevitabilidade. O que continuará a fascinar mt gente nos sonhos, é como é possível estar "parte do cerebro adormecido e outra a gerar informação?" coloquei entre aspas, pq isto não acontece na vdd, o que há sim é uma inibição de núcleos aminérgicos e sensorio-motores durante o sono e como tal dão-se descargas num núcleo que se situa entre o córtice e a retina, ou seja, "vemos" o que na realidade não existe. :) Isto é fascinante, pelo menos para mim é!

daniel r

Anónimo disse...

dizia eu outro dia: e se a vida é um sonho da alma... :)

smølænsky disse...

Caro R.
Muito Obrigado pela explicação científica do acto de sonhar, e pelas pequenas correcções.
O que "vemos" não existe. Com essa chegaste ao ponto de rebuçado.
Os sonhos são tão pessoais como o "sonho da realidade".
Mas aos nossos sonhos falta sempre os sonhos dos outros.
Falta o lado real e físico do existir.
Senão apenas sonharíamos com nós próprios visto não termos conceitos de outras pessoas para construirmos representações.
Espero não estar a dizer nenhuma mentira...
lool

Sonhar é o acto de criação de ideias estúpidas!

nihil disse...

Eu gosto mais de sonhar acordada, porque assim sonho com o que quero... ;D mas quando sonho com o que quero (ou pelo menos próximo disso) a dormir é muito bom , porque parece mais real.

smølænsky disse...

Nihil, não direi mais real, mas sim, mais intenso, mais vivo, muito mais próximo de nós que a própria realidade.
Ou seja, mais real...lool
O meu sonho é conseguir controlar os meus sonhos. E em alguns até consigo! Só que nesses acabo por perceber que já não são sonhos, mas sim pseudo-sonhos em fase de transição para o acordar.
Ou seja, é impossível controlar os sonhos, mesmo sendo eles criados por nós!
Mas que mundo este!
Quem é que inventou estas coisas todas???